Taticamente o PT vai ceder a secretaria de habitação de São Paulo ao conglomerado mafioso liderado por Maluf, tudo sob o desejo manifesto de derrotar Serra e inverter as prioridades de gestão dos oito anos de gestão demo tucana. Não vou opinar sobre os desejos dos petistas e eventualmente até de Haddad, mas dos desejos aos atos vão um caminho longo. Tornam mais longo quando colocam Maluf como companheiro de jornada. Maluf não é um penduricalho ou um inocente útil. A secretaria de habitação é das mais importantes para mudar a lógica higienista e excludente de São Paulo.
Da grande política faz parte discutir os rumos da cidade e como eles se concretizam no cotidiano do poder. A despeito das palavras, Maluf e os acordos feitos em nome da aliança são dos elementos concretos da eventual futura gestão petista.
Por fim, há de se derrotar Serra. Mas há também de se derrotar a política serrista. Haddad e o PT fazem um seguro de vida da política serrista ao se aliarem a Maluf e flertarem com Kassab e Chalita. Garantam que ela siga, ainda que por outros meios e outras mãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário